Atendimento

Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Últimas Notícias

Home / Blog

Obesidade

É uma doença crônica e progressiva, caracterizada pelo excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde, sendo a atualmente um dos maiores problemas de saúde do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade está presente quando o índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado, encontra-se maior ou igual a 30 Kg/m2 e o sobrepeso quando o IMC está entre 25 e 29,9 Kg/m2.

Causas

A obesidade é uma doença multifatorial e sua etiologia não está totalmente esclarecida. A genética contribui em 70% para o desenvolvimento desta doença, sendo um fator predisponente mas não determinante. O ganho de peso ocorre sempre que a ingestão calórica excede o gasto, e a alimentação inadequada, rica em açúcares e gorduras, aliada a um estilo de vida sedentário são fatores importantes para o surgimento da obesidade.

AVALIAÇÃO

Para o diagnóstico e tratamento adequados, além do IMC é importante a avaliação da composição corporal (% de gordura e massa magra), além da distribuição da gordura corporal. A obesidade é fator de risco para várias outras doenças, como diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, sendo o diagnóstico e tratamento precoces de extrema importância.

TRATAMENTO

O tratamento deve ser individualizado, sendo fundamental a prática regular de exercícios físicos e a modificação nos hábitos alimentares, além do uso de medicamentos.

Considerando que a obesidade é uma doença crônica e recidivante, o acompanhamento deve ser realizado em longo prazo.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros Notícias Recomendadas

Puberdade precoce

O período normal de puberdade pode variar entre oito e 14 anos, em média, nas meninas, e entre 10 e 15 nos meninos, com uma grande variação dentro de um mesmo grupo e de acordo com a etnia, mas com

Adrenais

As glândulas suprarrenais se localizam no abdômen, próximas aos rins. Desempenham um papel fundamental na resposta adaptativa ao estresse, no equilíbrio da água corporal, na regulação do sódio e potássio corporais, bem como no controle da pressão arterial.  Os principais

Próximos Eventos

Não há nenhum evento no momento.