Atendimento

Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Últimas Notícias

Home / Blog

Tireoide

A glândula tireoide é uma glândula que se localiza na região anterior do pescoço,  logo abaixo da saliência popularmente conhecida como pomo de adão. Tem uma forma parecida com uma borboleta ou um escudo. 

A principal função da tireoide é a produção dos hormônios T3 e T4, que agem em praticamente todas as funções orgânicas, como controle dos batimentos cardíacos;   transmissões cerebrais, com influência sobre o humor, memória, atenção, concentração, raciocínio e inteligência; força muscular e metabolismo do tecido adiposo (gordura); controle da produção e consumo de energia, manutenção da temperatura corpórea e mecanismos de adaptação ao frio; formação e renovação do osso; movimentos das alças intestinais (peristaltismo); crescimento; ciclo menstrual e fertilidade, entre outras.

Principais problemas que acometem a tireoide

A tireoide pode ser afetada por problemas em sua produção hormonal ou por alterações em sua estrutura anatômica. Quando a produção dos hormônios tireoidianos está diminuída, condição chamada de hipotireoidismo, todas as funções orgânicas desaceleram e o organismo passa a trabalhar em ritmo mais lento. Por outro lado, quando há um aumento não controlado da produção hormonal, condição chamada de hipertireoidismo, todas as funções orgânicas ficam aceleradas.

O HIPOTIREODISMO CONGÊNITO afeta aproximadamente um em cada 4.500–5.000 recém-nascidos no Brasil. A falta do diagnóstico e o não tratamento precoce dessa condição se associa com graves e irreparáveis complicações, como retardo mental, também conhecido como cretinismo. O TESTE DO PEZINHO possibilita o diagnóstico precoce dessa condição.

O HIPOTIREOIDISMO NA GESTAÇÃO  é relativamente frequente e pode passar despercebido. A falta do diagnóstico e tratamento pode se associar com complicações maternas e fetais.

Os NÓDULOS TIREOIDIANOS  são muito frequentes, podendo ser identificados em até 50% da população geral através da ultrassonografia. Mas felizmente, a maioria dos nódulos é benigna e o CÂNCER DE TIREOIDE é raro, afetando cerca de 5% das pessoas com nódulos. Além disso, o câncer de tireoide tem uma evolução pouco agressiva e com possibilidade de cura na maioria dos casos.

Sintomas

Alguns dos sintomas mais frequentes do HIPOTIREOIDISMO são: cansaço, desânimo, indisposição, sonolência excessiva, sono não reparador (acordar com sono); humor deprimido, tristeza ou depressão; ressecamento da pele e cabelos, queda de cabelos e unhas fracas e quebradiças; intestino preso; inchaço e ganho de peso; alterações menstruais, dificuldade para engravidar, abortos de repetição; dor muscular e articular; diminuição da concentração e da memória e aumento do colesterol.

Entre os sintomas mais comuns do HIPERTIREOIDISMO, figuram a taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), que pode evoluir para uma arritmia cardíaca; tremores; perda de peso; suor excessivo; nervosismo; aumento do número de evacuações, entre outros. Parte dos indivíduos acometidos pelo hipertireoidismo também pode apresentar a chamada orbitopatia de Graves, caracterizada por uma projeção do globo ocular (proptose) seguida de sinais de inflamação (vermelhidão, dor, edema/inchaço ao redor dos olhos, dificuldade para enxergar e visão dupla). 

Tratamento

O tratamento do hipotireoidismo é realizado através da reposição do hormônio tireoidiano (levotiroxina).

Para o tratamento do hipertireoidismo, há três métodos diferentes: medicações para reduzir a produção de hormônio tireoidiano, terapia com iodo radioativo e cirurgia para retirada da tireoide. O seu  endocrinologista poderá avaliar em cada situação qual dessas possibilidades de tratamento é melhor indicada para você. 

Quanto aos nódulos tireoidianos, pode ser necessário em alguns casos fazer um punção para diferenciar os casos malignos dos benignos. A grande maioria dos nódulos benignos não requer tratamento, a não ser que o tamanho seja muito volumoso e comprima as estruturas do pescoço. No caso dos nódulos malignos, geralmente devem ser encaminhados para cirurgia, que na maioria das vezes é curativa. 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros Notícias Recomendadas

Puberdade precoce

O período normal de puberdade pode variar entre oito e 14 anos, em média, nas meninas, e entre 10 e 15 nos meninos, com uma grande variação dentro de um mesmo grupo e de acordo com a etnia, mas com

Adrenais

As glândulas suprarrenais se localizam no abdômen, próximas aos rins. Desempenham um papel fundamental na resposta adaptativa ao estresse, no equilíbrio da água corporal, na regulação do sódio e potássio corporais, bem como no controle da pressão arterial.  Os principais

Próximos Eventos

Não há nenhum evento no momento.