Atendimento

Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Últimas Notícias

Home / Blog

Adrenais

As glândulas suprarrenais se localizam no abdômen, próximas aos rins. Desempenham um papel fundamental na resposta adaptativa ao estresse, no equilíbrio da água corporal, na regulação do sódio e potássio corporais, bem como no controle da pressão arterial. 

Os principais hormônios produzidos por essas glândulas pertencem a duas famílias diferentes: os hormônios esteroides (glicocorticoides, mineralocorticoides e androgênios) e as catecolaminas (noradrenalina e adrenalina).

Causas

As suprarrenais podem ser acometidas por várias doenças, destacando-se os tumores benignos ou malignos, doenças congênitas (ex. hiperplasia adrenal congênita), doenças autoimunes ( doença de Addison) e doenças infecciosas (ex. tuberculose).

Sintomas

Os sinais e sintomas das doenças das suprarrenais são variáveis, a depender se há excesso ou falta dos hormônios por elas produzidos. Podemos listar:

  • O excesso de aldosterona (mineralocoiticoide) acarreta hipertensão arterial de difícil tratamento e alterações do potássio. Sua falta pode levar a baixos níveis pressóricos, tonturas, vômitos e desidratação.
  • O excesso de cortisol leva à síndrome de Cushing, caracterizada como ganho de peso, hipertensão arterial, diabetes mellitus e estrias abdominais violáceas. Em crianças, pode prejudicar o crescimento. Já a falta de cortisol pode causar hipoglicemia, perda ponderal e queda da pressão arterial.
  • O excesso de hormônios androgênios pode gerar surgimento de pelos pubianos precocemente em crianças e crescimento linear acelerado. Em adolescentes e mulheres, pode acarretar excesso de pelos no corpo, excesso de acne, alterações menstruais e infertilidade, hipertrofia muscular e engrossamento da voz.
  • Tumores da medula adrenal podem produzir excesso de catecolaminas, gerando elevações da pressão arterial, episódios de palpitações, cefaleia e suor excessivo. 

Tratamento

O tratamento é direcionado à patologia em questão. No caso de tumores, por exemplo, o tratamento cirúrgico, geralmente, é a escolha. No caso da falta de hormônios adrenais (ex cortisol), o tratamento é sua reposição. Todo paciente com alterações associadas às suprarrenais devem estar em seguimento endocrinológico regular.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros Notícias Recomendadas

Puberdade precoce

O período normal de puberdade pode variar entre oito e 14 anos, em média, nas meninas, e entre 10 e 15 nos meninos, com uma grande variação dentro de um mesmo grupo e de acordo com a etnia, mas com

Hipofise

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro, que tem a função primordial de regular as funções endócrinas das demais glândulas do organismo (ex. glândulas suprarrenais, tireoide, testículos, ovários), além de produzir o hormônio

Próximos Eventos

Não há nenhum evento no momento.