Atendimento

Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
clinic@qodeinteractive.com

Últimas Notícias

Home / Blog

Dislipidemias

As dislipidemias são o aumento dos níveis de colesterol ou triglicerídeos no sangue.  O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) que pode ser sintetizado pelo organismo (principalmente no fígado) ou obtido na alimentação.  Ele é essencial para a formação das membranas de nossas células, síntese de hormônios (testosterona, estrogênio e cortisol), produção da bile e mielina (bainha de gordura que envolve o nervos) e metabolismo de algumas vitaminas. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso organismo e 30% é proveniente da dieta. Os triglicerídeos  também são um tipo de gordura no sangue e uma fonte de energia para o corpo. Esse tipo de gordura é produzida pelo fígado, que transforma as calorias dos alimentos consumidos em excesso, em gordura para serem armazenadas dentro das células.

Causas

O colesterol não se dissolve no sangue, necessitando se ligar a proteínas que o transportam, formando as lipoproteínas LDL, VLDL e HDL. Quando os níveis de colesterol estão elevados, eles se tornam prejudiciais, acumulando-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura, restringindo o fluxo sanguíneo. Quando ocorre um bloqueio total no fluxo sanguíneo no interior de um vaso pela placa de gordura, pode ocorrer um  infarto, acidente vascular cerebral (popularmente conhecido como derrame), obstrução das artérias dos membros inferiores e disfunção erétil.

Entre as causas de excesso de colesterol, estão:

• Alimentos ricos em gorduras saturadas (banha de porco, óleo de coco, carnes gordurosas, frituras)

• Gordura hidrogenada (salgadinhos, batata frita, biscoitos e sorvetes)

• Excesso de açúcar

• Sedentarismo

• Obesidade

• Histórico familiar

Sintomas

O colesterol alto não apresenta sintomas e por isso é necessária a realização de exames laboratoriais.

Cerca de 67% das pessoas desconhecem seu nível de colesterol.

Sinais como dor no peito, palpitações e falta de ar podem estar associados a doenças provenientes do colesterol alto, como o infarto do miocárdio.

Tratamento

A alimentação balanceada, evitando-se uso de alimentos ricos em colesterol e alimentos ultra processados e a prática regular de atividade física são os pilares fundamentais para colocar os níveis de colesterol em valores normais. Os valores desejáveis de colesterol podem diferir de acordo com o risco cardiovascular do indivíduo: quando maior o risco (por doença cardiovascular prévia, outras doenças associadas com hipertensão arterial ou diabetes ou história familiar) menores devem ser as metas do colesterol. 

Quando o nível do colesterol está muito alto, somente alimentação saudável e atividade física não são suficientes para reduzi-lo, sendo necessário o uso de medicamentos como as estatinas.

As estatinas são medicamentos extremamente eficazes, seguras e muito bem toleradas para reduzir o colesterol e riscos cardiovasculares. Vários estudos sérios já foram publicados mostrando seu benefício na redução de mortalidade cardiovascular. 

Não existem suplementos dietéticos capazes de reverter as doenças cardíacas e reduzir o colesterol.

Infelizmente, a mídia tem seduzido as pessoas com dietas e suplementações naturais sem qualquer base científica. Não é recomendado usar alimentos gordurosos como banha de porco e óleo de coco, que são fontes de gordura saturada e portanto associados ao maior risco cardiovascular. 

Para melhor esclarecimento, converse com seu endocrinologista.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outros Notícias Recomendadas

Puberdade precoce

O período normal de puberdade pode variar entre oito e 14 anos, em média, nas meninas, e entre 10 e 15 nos meninos, com uma grande variação dentro de um mesmo grupo e de acordo com a etnia, mas com

Adrenais

As glândulas suprarrenais se localizam no abdômen, próximas aos rins. Desempenham um papel fundamental na resposta adaptativa ao estresse, no equilíbrio da água corporal, na regulação do sódio e potássio corporais, bem como no controle da pressão arterial.  Os principais

Próximos Eventos

Não há nenhum evento no momento.